Efeitos a curto prazo

    A curto prazo, os efeitos observáveis em horas, dias ou semanas após exposição do indivíduo á radiação.

        Esses efeitos estão geralmente associados a altas doses de radiação, acima de 1Sv, recebidas por grandes áreas do corpo, em um curto período de tempo. Dependendo da dose, pode ser provocada a chamada síndrome aguda da radiação, em que podem ocorrer náuseas, vômitos, prostração, perda de apetite e de peso, febre, hemorragias dispersas, queda de cabelo e forte diarréia.

        Dependendo da dose da radiação recebida e da condição de resistência do indivíduo exposto, o resultado final pode ser letal.

        Os três sistemas de órgãos que parecem ser os mais im;ortantes na sídrome aguda de radiação são o sistema hematopoético para doses equivalentes abaixo de 5Sv, o sistema gastrointestinal para doses entre 5Sv e 20Sv, e o sistema nervoso central para doses equivalentes acima de 50Sv.

        Os seres vivos não são igualmente sensíveis a radiações. Com base em experiências realizadas em laboratório, as doses equivalentes letais para os diferentes seres vivos foram estimadas: para os mamíferos entre 2 e 10Sv, para os insetos entre 10 e 1000Sv, para as plantas que florescem entre 10 e 1000Sv, para os microorganismos entre 1000Sv e 10000Sv.

 

voltar